Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Arinae
 Gray, 1840
Espécie: A. rhodocorytha

Nome Científico

Amazona rhodocorytha
(Salvadori, 1890)

Nome em Inglês

Red-browed Parrot


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Em Perigo

Fotos Sons

Chauá

Ameaçado de extinção

O chauá é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecido pelos nomes comuns de acamatanga, acumatanga, camatanga, camutanga, chauã, chuã, cumatanga e jauá.

Cientista que descreveu: Salvadori, 1890

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e do (grego) rhodon = rosa, rosado; e de -koruthos, koruphë = com crista, com topete; rhodocorytha = com topete rosa. ⇒ Papagaio de crista rosada. ou papagaio com topete rosa, da floresta Amazônica.

Características

Mede cerca de 37 cm de comprimento, com a fronte e base da maxila vermelhas, loro laranja, espelho alar e cauda com nódoas vermelhas.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de frutas, sementes, bagas, botões de flores e folhas.

Reprodução

Deve se iniciar na primavera, com o mês variando com a chegada das chuvas e conseqüente maior disponibilidade de alimentos.O período de incubação geralmente é de 24 dias e os filhotes levam cerca de 34 dias para sair do ninho.

Hábitos

Habita floresta tropical úmida tanto das baixadas litorâneas quanto das regiões altas do interior. Parece ser restrita a floresta primária densa por não se adaptarem as florestas secundárias ou que sofreram desmatamento seletivo. Existem poucos dados a respeito de sua biologia.

Principais ameaças

Categoria/Critério: Ameaçada. Intenso desmatamento provocado em toda sua área de distribuição; Declínio populacional; Exploração predatória.

Observações adicionais: Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações.

Distribuição Geográfica

De Alagoas ao Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais. Mata alta: em serras do mar e baixadas.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos